Características gerais:
- O Arcadismo (Neoclassicismo/Setecentismo) é uma escola literária surgida a Europa no séc. XVIII;
- Bucolismo (fuga da cidade) como característica principal, com o eu lírico simples e figuras simples nas artes, o Arcadismo exaltava muito a natureza e tudo aquilo que lhe diz respeito, o chamado Locus amoenus (lugar ameno). Para os árcades, a natureza era vista como um lugar ameno, calmo, que lhes proporcionava equilíbrio e paz interior, porém, esses escritores escreviam situações artificiais (convencionalismo amoroso), pois os mesmos viviam em centros urbanos e mantinha ali interesses econômicos;
- Inspiração em autores renascentistas e em filosofias iluministas, como as ideias de Rousseau, que diz que o homem é corrompido pela sociedade, ele em si, tendo uma estreita relação com a natureza, é puro.
- Inspiração greco-romana: para os árcades, a arte greco-romana era considerada um modelo de perfeição, beleza e simplicidade. Inspirando nos clássicos pastoris gregos, utilizando até nome de famosos pastores gregos como pseudônimos.
- Linguagem objetiva.
- Se opunha ao Barroco, aonde se predominava o exagero e uma preferência ao feísmo;
- Agora a “carpe diem” ganha outro significado, o que no Barroco era considerado pecado (aproveitar o dia significava pecar), se tornou algo mais simples como aproveitar a beleza da natureza e sua simplicidade. Aproveitar as felicidades da vida antes que elas passem;
- Marcado pelas críticas construídas por burgueses, contra os abusos da nobreza e do clero praticados no antigo regime;
- Ausência de subjetividade;
- Aurea mediocritas ( vida medíocre materialmente mais rica em realizações espirituais): a idealização de uma vida pobre e feliz no campo, em oposição à vida luxuosa e triste da cidade.